quarta-feira, 2 de maio de 2012

|| 6 conselhos para sua caminhada cristã || Pt. 2

Olá pessoal, Graça e Paz a todos!

Espero que tenham lido o primeiro conselho, é um pouco longo mas vale a pena.
Assim como este, por favor leia até o final de cada postagem pra que você possa entender e compreender melhor o assunto, não tenha preguiça de ler heim...rsrsrs
Bem, dando continuidade à série de postagens referente aos 6 conselhos de Hebreus 12.1-3, 12 e 13. O primeiro conselho da série foi: Deixemos de lado todo embaraço; e o segundo que iremos falar hoje é: Deixemos de lado todo pecado que tão de perto nos rodeia; que está ainda no primeiro versículo. Vejamos:

Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,
Hebreus 12:1


2. Deixemos de lado todo pecado que tão de perto nos rodeia

Quero começar com uma pergunta a vocês queridos leitores.

Você pode abandonar ou deixar de lado algo que você nem sabe que tem?

Analisando este trecho do versículo 1: "Deixemos de lado todo pecado que tão de perto nos rodeia", o que me chamou a atenção foi esta parte "tão de perto nos rodeia".
Fui levada a pensar em algumas coisa que dividirei com vocês.
A palavra pecado vem do grego hamartia, que quer dizer errar o alvo, ou seja, tudo que está em desacordo com a vontade e a palavra de Deus, e olha que são várias as coisas que nos fazem estar em desacordo. Existem vários pecados que nós seres humanos somos capazes de cometer.
E vendo isso comecei a analisar minha vida e ver quais os pecado que "tão de perto" me rodeavam. E percebi que cada um de nós somos "rodeados" por pecados diferentes, não diferentes em tamanho, porque não existe "pecadinho" ou "pecadão", existe PECADO. Mas quero dizer que uma pessoas pode estar rodeado pelo pecado da idolatria, enquanto outra pessoa nem passa perto de idolatrar alguém ou algo, mas pode estar rodeado pelo pecado de adultério por exemplo. Pode até ser que o adultério não tenha sido concretizado fisicamente, mas Jesus foi bem claro ao dizer "que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela." Mt 5.28.
Portanto, creio que o mais valioso neste conselho não é apenas o fato dele nos dizer, olha queridos, afastem-se do pecado, não pequem, procurem não pecar, ou qualquer outro conselho do tipo. É muito mais profundo do que isso. O que este conselho nos diz é que existem certos pecados que nos rodeiam beeem de perto, e por isso precisamos saber quais são eles, pra podermos estar atentos e vigiantes a ponto de abandoná-los e deixarmos eles de lado. Você não pode abandonar algo que você nem sabe que tem.

Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;
1 Pedro 5:8

Quantos cristãos tem desistido no meio da caminhada porque derepente caíram no pecado que o estava rodeando, e agora se encontram frustrados, envergonhados, e agora não conseguem voltar. Sendo que se eles tivessem se analisados e visto onde havia fraqueza neles, quais eram os pecados que estavam em suas mentes, rodeando-os, eles poderiam se abrir e contar a Deus as suas fraquezas, ou até mesmo se abrir e conversar com o seu pastor. Tenho certeza que muito sofrimento teria sido evitado.
Vejo que nos nossos dias os crentes querem mostrar uma falsa aparência de que "Sou bom, não peco, não tenho pecados, sou melhor que todo o resto do mundo", e etc. Sendo que essa é uma mentira do diabo, porque são justamente aqueles que encobrem suas transgressões que permanecem presos a elas, e pior que isso, sem arrependimento e sem perdão.
Por isso esse conselho é tão profundo para nossas vidas. Porque ele nos leva a pensar, a refletir, a nos conhecer. Aliás, a bíblia deveria causar isso em todos os que leem. Muita gente vivendo feito um "robozinho cristão". Acordo de manhã_oro (isso quando ora né?!...rsrsrs...), vou pra igreja_canto, oro, leio a bíblia e escuto o sermão. Mas quantos de nós temos um tempo para meditarmos no que a bíblia diz, quantos de nós temos nos analisado. Sendo que a bíblia não forma robôs, ela forma novas criaturas.
Olha o palavra nos diz:
Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados. 2Corintios 13:5

Quero que neste momento você não tenha medo se analisar. Se você encontrar pecados "feios" te rodeando, não se assuste, eu também encontrei coisas horríveis em mim e outras me rodeando. Mas existe uma saída, que coisa maravilhosa, só de falar me emociono. Porque em nós mesmo, em nossa carne, não há muita coisa boa sabe, e a bíblia nos mostra isso.
Olha o que a nossa carne produz:
Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,
Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
Gálatas 5:19-21

Mas o que o Espírito Santo que está a nossa disposição para habitar em nós, nos faz operar e produzir são estes frutos:
Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
Contra estas coisas não há lei.
E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.
Gálatas 5:22-25

Então você chegará à conclusão de que todas as coisa boas que fazemos, vem de Deus e não de nós mesmos. Assim podemos não temer a autoavaliação, porque quando encontramos os pecados que nos rodeiam de perto, temos o total auxílio do Espírito Santo para nos afastarmos do pecado. Porque pela nossa carne, corremos e nos sujamos com o pecado. Mas pelo Espírito Santo, rejeitamos o pecado e nos aproximamos a cada dia mais do nosso Deus.

Por isso deixe de lado todo o pecado que te rodeia de perto. Busque saber quais são eles, confesse a Deus, obtenha perdão, e se precisar de ajuda procure seu pastor, converse com ele e Deus levará ele a te ajudar.

Assim que terminar essa série de 6 conselhos de hebreus, vou falar sobre obras da carne e frutos do Espírito, é muuuuito edificante, e te ajudará entender melhor a luta que travamos todos os dias contra o pecado.

Espero que todos estejam tendo interesse e paciência de ler até o final, porque isso só trará vida ao seu Espírito.

Por: Pra Daniele A. Galhardo
Fonte: Hebreus 12:1-3, 12 e 13. Mateus 5:28. 1 Pedro 5:8. 2Corintios 13:5. Gálatas 5:19-21. Gálatas 5:22-25.

Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho! 1 Co 9:16

0 comentários: